sábado, 13 de agosto de 2011

Qual versao da Biblia voce usa?

Qual versao da Biblia voce usa?

Eu gosto da Almeida Revista e Corrigida e também da Corrigida Fiel, mas às vezes é bom conferir passagens e compará-las com outras, pois há detalhes sutis entre as diferentes versões. Veja o caso de Isaías 7:14:


(Almeida Corrigida e Fiel) Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que A virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.

(Almeida Revista e Corrigida) Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que UMA virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.

A tradução Almeida Corrigida Fiel usa o artigo definido "a" (correto), enquanto a Almeida Revista e Corrigida usa o artigo indefinido "uma" (incorreto). A questão é que não existe dúvida quanto a que virgem Isaías está se referindo, pois o Emanuel só poderia vir de uma virgem, aquela mencionada na profecia de Gên 3:15

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua [da mulher] semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar".

Quando Deus falou isso Ele indicou que a semente da mulher seria responsável por ferir a cabeça da serpente (Satanás). Só existe uma semente (descendente) da mulher, Jesus, pois todas as outras pessoas são descendentes da união homem-mulher. Na sua humanidade, Jesus descende apenas de mulher, não de homem, já que foi gerado pelo Espírito Santo de uma virgem (Maria) e não teve um pai humano.

Aproveitando, na passagem em Gênesis há também informações interessantes, como o fato de Deus se referir a uma descendência da serpente ("a tua semente"), o que obviamente não são filhotes de cobra, mas seres humanos ligados a Satanás. Algumas pistas no Novo Testamento nos mostram que são pessoas que deliberadamente rejeitam a Cristo contra todas as evidências, como foi o caso daqueles que são chamados segundo essa identidade, tanto por João Batista, como pelo Senhor:

Mat_3:7 E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?
Mat_12:34 Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus?
Mat_23:33 Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?
Joã_6:70 Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo.
Joã_8:44 Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai.
Ats_13:10 Disse: O filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?
1Jo_3:10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.

Outro fato interessante do capítulo 3 de Gênesis é que Deus pergunta ao homem e à mulher a razão de sua desobediência, dando a eles assim a chance de se justificarem, embora não consigam fazê-lo. Mas o simples fato de perguntar já indica que Deus tinha o desejo de dar a eles uma segunda chance, o que não ocorre com a serpente, à qual Deus nada pergunta, lavrando direto o seu juízo sem discutir.

Mais um ponto a ser notado em Gênesis 3 é a declaração de Deus à serpente:

Gên 3:15 E porei inimizade entre ti e a mulher...

O raciocínio é simples: a serpente havia iniciado uma amizade com a mulher e esta tinha correspondido a isso, confiando na serpente. A partir daquele momento Satanás tinha uma amiga e aliada no Éden, Eva, a qual ele induziu a pecar. Adão, porém, não foi enganado, como nos fala 2 Timóteo 2:14, mas seguiu sua mulher. Adão não caiu diretamente na conversa da serpente, não podia ser dito que houvesse um vínculo de amizade entre Adão e a serpente, como ocorreu com a mulher.

Naquele momento Deus destruiu esse vínculo de amizade entre Satanás e a mulher, para o bem desta, e transformou aquilo em inimizade. A partir daquele dia Satanás passaria a ter um ódio especial contra a mulher, não apenas porque Deus determinou que assim fosse, mas também porque da mulher viria o descendente que condenaria o diabo e salvaria o homem.

Muitos hoje não entendem a razão de Deus ordenar, na doutrina dada à igreja, que a mulher ocupe uma posição mais resguardada e não de atuação pública no ministério e ensino da Palavra, chegando a pedir que ela permaneça calada nas reuniões da igreja. Não se trata de costume da época ou machismo de Paulo, como alguns querem acreditar. É a providência de Deus.

Longe de ser falta de consideração pela mulher, esta é uma iniciativa de Deus para protegê-la de seu arqui-inimigo, Satanás, que irá sempre procurar atacá-la com o engano, como já fez no Éden, mas agora de um modo ainda mais feroz.

Se um pai de família vê sua casa invadida por um bandido, o que ele faz? Coloca-se entre o bandido e sua mulher, que permanece atrás dele contando com sua proteção. A cena é típica até dos filmes que passam na TV - o homem colocando-se como um escudo à frente de sua mulher. É este o lugar que hoje Deus deu à mulher, não para humilhá-la, mas para protegê-la.

Sem comentários:

Enviar um comentário